Sejam bem vindos a este espaço de comunicação desenvolvido pelos estudantes do curso Técnico em Informática do Instituto Federal Catarinense de Videira. A idéia deste projeto surgiu das aulas de Metodologia Científica, ministrada pelo professor Dalton Luiz de M. Reis.
Visando um horizonte que vá além dos conhecimentos das normas técnicas (necessário na produção dos materiais acadêmicos), estimulamos o desenvolvimento da capacidade de organizar o pensamento à luz das teorias científicas. E, neste sentido, buscam-se considerar as formas atuais de comunicação (os ambientes virtuais) como exercício e aplicabilidade de outra forma de pensamento organizado: um boletim eletrônico. Como se trata de uma ferramenta familiar aos estudantes deste curso, propusemos aos mesmos que lançassem em rede este, que ficou denominado Aloha (nome escolhido pela turma).
Do passado ao presente a comunicação ocupou um papel central no cotidiano das pessoas. Entretanto, pagamos um preço caro quando esta perde como referência a formação dos sujeitos críticos e limita-se a invadir as mentes e corações com informações desconexas, sem definição de importâncias e prioridades. Um artista passeando de barco em Búzios é apresentado com a mesma intensidade (talvez maior) do que a realidade dura vivida pela imensa maioria da população. Os que aqui produzem este boletim, também foram formados neste mesmo mundo e também reproduzem as dificuldades do mundo que nos (de)forma. Contudo, começar a detectar isto é parte do trabalho dos educadores que precisam, além de boas condições para realizar o seu trabalho, uma grande paciência com o processo formativo dos estudantes e os equívocos que porventura tenham (e terão) durante este momento.
Que seja um espaço de crítica responsável, sendo os que porventura sentirem-se atingidos tenham o mesmo espaço para responder livremente a qualquer fato citado. Entendemos a crítica como uma mola propulsora para o nosso trabalho, da mesma forma, não estaremos isentos de falhas (além das que já possuímos).